Tratamento multidisciplinar para apoiar o paciente em suas necessidades

Fisioterapia

Durante o tratamento do câncer, os pacientes podem experimentar fraqueza muscular, dores persistentes, fadiga e outros sintomas associados à perda de força e da coordenação motora. Em casos específicos, o condicionamento cardiovascular e respiratório também fica comprometido, prejudicando as funcionalidades vitais do organismo.

A fisioterapia oncológica compõe a equipe multidisciplinar do tratamento e atua de forma abrangente na sintomatologia dos pacientes. Visando preservar e restaurar a integridade de órgãos e sistemas, prevenir, tratar e minimizar os distúrbios e sequelas causados pela doença. O fisioterapeuta atua no pré-operatório e pós-operatório e também em tratamentos que não precisam de cirurgias.

O programa fisioterapêutico da DOM Oncologia é planejado conforme as necessidades individuais do paciente, tipo de câncer e particularidades físico-motoras que possam influenciar a reabilitação.

É essencial que, mesmo com limitações e dores, o paciente realize sessões diárias de exercícios, já que eles são importantes para dar autonomia e amenizar os sintomas provocados pela doença.

Prevenção ou Tratamento?

Ambas as coisas! A Fisioterapia é importante em todas as etapas do tratamento. Desde o pré-operatório ao pós e também em tratamentos que não necessitam de cirurgia.

O fisioterapeuta pode se utilizar de várias intervenções fisioterapêuticas como:

Alongamentos (passivos e ativos)

Analgesia (eletroterapia e massoterapia)

Exercícios cardiorrespiratórios

Exercícios de amplitude de movimento

Exercícios de fortalecimento muscular (com ou sem carga)

Exercícios pulmonares (cinesioterapia respiratória, manobras de higiene brônquica, manobras de reexpansão pulmonar)

Para prevenir essas complicações e manter a integridade cinético-funcional do paciente, evitando sequelas ou disfunções após a terapia contra o câncer, a DOM Oncologia conta com fisioterapeutas especializados.