Utilização de Medicamentos de Suporte - Dom Oncologia

Utilização de Medicamentos de Suporte

Alguns medicamentos são recomendados para prevenir, combater ou aliviar sintomas desconfortáveis (náuseas, vômitos, diarreia, constipação) provocados pela quimioterapia. São os chamados medicamentos de suporte. Podem ser usados tanto na clínica quanto em domicílio, antes ou após a sessão de quimioterapia. Tais medicamentos só devem ser utilizados sob orientação médica, de modo a evitar interações prejudiciais ao tratamento e reduzir os riscos de danos à saúde.

Em quais situações o paciente em tratamento oncológico deve procurar ou comunicar o médico imediatamente?

• Se sentir febre (temperatura axilar igual ou superior a 38º C);
  • Se observar manchas ou placas avermelhadas no corpo;
  • Se experimentar sensação de dor ou ardência ao urinar;
  • Se sentir qualquer dor inexistente antes do tratamento;
  • Se tiver sangramentos que demoram a estancar;
  • Se sentir dificuldade de respirar;
  • Se tiver diarreia intensa que não melhora com as orientações acima;
  • Se tiver constipação intestinal por mais de dois dias.

ATENÇÃO

A sua adesão ao tratamento e às medidas suportivas são essenciais para atingirmos um sucesso conjunto. A equipe multidisciplinar da DOM está apta e pronta a orientar e acompanhar todas as suas necessidades ao longo do tratamento.

Nunca deixe de comunicar anormalidades relacionadas à doença e ao seu tratamento ao medico e à equipe multiprofissional da DOM oncologia!