Tratamento multidisciplinar para apoiar o paciente em suas necessidades Nutrição

O estado nutricional do paciente oncológico é um dos grandes definidores do sucesso do tratamento. A boa alimentação está diretamente relacionada com a qualidade de vida do paciente pois, em todos os tipos de câncer, um dos principais agravantes da doença é a desnutrição.

O problema é provocado por inúmeras razões, como alterações metabólicas causadas pelo tumor, aumento da necessidade calórica devido ao avanço da doença, à diminuição da ingestão de alimentos e, por fim, às náuseas e ao desconforto gastrointestinal causados pelos medicamentos quimioterápicos, fazendo com que ocorra uma perda considerável de nutrientes vitais. Dessa forma, é fundamental que os pacientes possam contar com um acompanhamento nutricional.

A Dom separou algumas dicas de alimentação saudável para os pacientes, familiares e visitantes para que possa ajudar a manter uma dieta equilibrada:

Nutricionista

Contamos com profissionais extremamente qualificados para auxiliar e ajudar a minimizar os impactos da doença e efeitos colaterais do tratamento. Este acompanhamento possibilita que o paciente tenha um organismo completamente saudável através de uma dieta individualizada e equilibrada, diminuindo todos os desconfortos que podem surgir na alimentação, aumentando as chances de eficácia do tratamento. Afinal, um organismo saudável tem mais chances de resistir às dificuldades do tratamento, lutar e vencer o câncer..

Acompanhamento Nutricional

Desenvolvemos planos individualizados de alimentação e suplementação terapêutica fundamentada em evidências científicas de qualidade. Dessa forma, é possível esclarecer as dúvidas relacionadas à alimentação e aos sintomas, fazer orientação sobre alimentação adequada e nutritiva de modo individualizado, prescrever suplementos nutricionais quando necessário, além de outras ações que ajudarão no fortalecimento do sistema imunológico, na redução da toxicidade dos diferentes tratamentos e na melhora da qualidade de vida.

A Dieta Nutricional

O nutricionista oncológico é o profissional capacitado a fazer a triagem nutricional para a identificação do risco de desnutrição do paciente com câncer. Assim, com base no cálculo das necessidades individuais, a dieta é prescrita, assim como a via em que deverá ser administrada, para se garantir uma melhor absorção dos nutrientes.

Apoio Familiar

É importante que a família incentive e estimule o paciente a ter uma alimentação balanceada, incluindo todos os nutrientes necessários para o enfrentamento da doença recomendados pelo nutricionista com acompanhamento médico. É muito importante também que algumas premissas básicas da saúde sejam adotadas ao se alimentar, elas devem ser incluídas na vida de todas as pessoas que buscam saúde e a prevenção do câncer. A Dom separou algumas dicas de alimentação saudável para os pacientes, familiares e visitantes para que possa ajudar a manter uma dieta equilibrada.

Cuidar da alimentação é uma maneira fundamental de prevenir e tratar do câncer.